quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Wolverine


Origem


Criado por Len Wein (roteiro) e Herb Trimpe (arte), muito da história do Wolverine são meros fragmentos. Nascido no Canadá, no final do século 19, James Howlett perdeu suas memórias logo após fugir da casa dos pais, quando seus poderes se manifestaram.

Com os codinomes Logan e Wolverine, vagou pelo mundo como soldado e mercenário, até virar cobaia no Projeto Arma X. A experiência quase levou o mutante à morte, mas ele fugiu da base militar onde era prisioneiro. Logan foi um dos fundadores da Tropa Alfa, uma equipe canadense. A pedido do Professor Xavier, ele se juntou aos X-Men.

No começo, Wolverine só aparecia mascarado. Foi o desenhista Dave Cockrum que criou o visual do herói sem máscara e seu exótico corte de cabelo.

Passado

A idade de Wolverine não é conhecida, mas sabe-se que o herói participou ativamente de diversos momentos importantes na história do século 20. De suas aventuras no passado, destacam-se sua participação na Guerra Civil Americana e a parceria com o Capitão América na Segunda Guerra Mundial.


Poderes

Dotado de um poderoso fator de cura (seu corpo se recupera rapidamente de qualquer ferimento), Logan tem um metabolismo que resiste a qualquer doença, além de fazer com que ele envelheça lentamente – por isso, é impossível precisar sua idade.

Seus sentidos são aguçados como os de um animal selvagem e de cada uma de suas mãos são projetadas três garras. Wolverine possui treinamento samurai e, após ser capturado para participar do Projeto Arma X, seus ossos e suas garras foram revestidos de adamantium, o metal mais resistente do planeta, tornando-o uma perfeita máquina de guerra.

Inimigos


Dentes-de-Sabre (1977): Antigo companheiro de Logan num grupo de mercenários, Victor Creed é um assassino cruel, um mutante com poderes semelhantes aos do herói, só que ainda mais selvagem.

Conhecido como Dentes-de-Sabre, divide com Wolverine uma história marcada por combates mortais e mistérios envolvendo o passado de ambos. Apesar de breves alianças com os X-Men, Creed jamais deixou de perseguir seu velho inimigo.


Amores

Mariko Yashida (1979): Durante uma missão dos X-Men no Japão, Logan conheceu a bela Mariko, filha de um chefão da Yakuza, a máfia japonesa. O casal iniciou um longo romance, que terminou com a morte da jovem.

Envenenada por rivais de sua família, ela pediu para que Wolverine acabasse com seu sofrimento e foi o que o herói fez, matando sua amada com as próprias garras.

Animações

Em 2009, Logan ganhou destaque na mais recente adaptação americana dos X-Men para a TV, Wolverine e os X-Men, na qual ele é o líder do grupo. Além de participar de todas as animações estreladas pelos mutantes, o herói ganhou em 2011 sua versão animê, parte do projeto Marvel Anime, do estúdio Madhouse, responsável pelas versões orientais de X-Men e Homem de Ferro.

Filmes

Dirigido por Gavin Hood, X-Men Origens – Wolverine foi lançado em 2009, com Hugh Jackman novamente no papel do protagonista, e mostrou a luta de Logan para desativar o Projeto Arma X e derrotar seu velho inimigo Dentes-de-Sabre (Liev Schreiber), ao lado de mutantes como Gambit.

Ao final do filme, Wolverine enfrenta outro mutante famoso das histórias em quadrinhos: o mercenário Deadpool, em uma versão bem diferente da que os fãs se acostumaram a ver nos gibis.

Durante a produção do primeiro filme dos X-Men, o roqueiro Glenn Danzig foi sondado para o papel de Wolverine.

Fonte: O Guia curioso dos super-heróis. São Paulo: Editora Abril, 2012. (Mundo Estranho).


Nenhum comentário:

Postar um comentário