segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Absorventes externos e internos


Existem muitos produtos para absorver o fluxo menstrual. Alguns são internos e outros externos. Os mais comuns são os externos.

Para escolher o absorvente correto, você deve saber que muitas marcas usam substâncias nocivas durante a fabricação, tal como o raiom, que é uma substância bem absorvente.

A dioxina que era usada como branqueador foi substituída em muitos países, por um processo de branqueamento por oxigenação, já que sua toxicidade é perigosa ao sistema reprodutivo das mulheres. O amianto também é outra substância tóxica e aumenta o sangramento.

Se você se informar bem, verá que os absorventes internos podem ser muito perigosos, por isso você deve ler a embalagem cuidadosamente para saber de quais materiais são feitos.

Ao removê-lo, algumas fibras podem ficar dentro da vagina, podendo causar SCT, ou a síndrome do choque tóxico, por isso é preferível usar absorventes externos aos internos. Você deve procurar por produtos não prejudiciais, lendo seus rótulos.

Sua saúde é responsabilidade sua:

Use produtos que são feitos de algodão sem processos de branqueamento e sem perfumes.

Alterne o uso de absorventes comuns e internos, assim você evitará a síndrome do choque tóxico.

Troque o absorvente interno ou comum a cada três ou quatro horas.

Antes de colocá-lo, lave as mãos.

Se tiver dificuldades ao introduzir o absorvente interno, relaxe e passe um pouco de vaselina nele.

Nos dias de menstruação, além de tomar banho, lave-se com água morna e não use agentes químicos, tal como desodorantes vaginais. Não se esqueça que a vagina possui substâncias naturais para sua limpeza, e o uso de agentes químico alterará tais substâncias.

Fonte: Lidia R. & Patricia A. Sánchez Mata. Aprendendo a viver: Sexualidade. São Paulo: Ciranda Cultural, 2008.


Nenhum comentário:

Postar um comentário