domingo, 26 de agosto de 2012

A menstruação


As regras, o catamênio ou a menstruação é a perda de sangue que acontece ciclicamente devido ao descolamento da membrana mucosa que cobre as paredes internas do útero. O sangue menstrual não tem cheiro, o que só aparece quando há contato com o ar.

Na maioria das mulheres saudáveis, um óvulo se desenvolve alternadamente em um de seus ovários a cada mês. Esse óvulo se deslocará pelas tubas uterinas até o útero. Se não tiver encontrado nenhum espermatozóide que o fertilize, o óvulo chega no útero, que está preparado com paredes grossas de vasos sanguíneos, pronto para formar um ninho no qual o óvulo fertilizado se abrigaria.

Se o óvulo chega sem ser fertilizado, os hormônios agem novamente, dessa vez para expelir o fluxo composto pelo fluido formado pela membrana mucosa e o sangue, através da vagina.

A duração do ciclo menstrual varia. Geralmente dura cerca de 28 dias e o sangramento varia de três a cinco dias; em alguns casos pode chegar a sete dias. Durante os primeiros anos de menstruação, ela pode adiantar ou atrasar até que seja regularizada após uns dois anos.
A primeira menstruação é vivida com expectativa pelas meninas e suas famílias. É a evidência de que você já é uma mulher sexualmente adulta e, portanto, pode ficar grávida. Esse processo que vai da menarca (primeira menstruação) à menopausa (quando a menstruação começa a desaparecer) dura entre trinta e quarenta anos.

Você deve ir ao ginecologista quando tiver a primeira menstruação para solucionar todas as suas dúvidas e perguntas que precisam de esclarecimento. Não espere até ter suas primeiras relações sexuais para ir ao médico de que você goste pela sensibilidade e gentileza, de forma a estabelecer um relacionamento profissional com empatia. Ele será a pessoa que a orientará e aconselhará com relação à sua vida sexual. Não se esqueça que as suas decisões são de sua própria responsabilidade.
Vá ao ginecologista quando houver atraso ou alteração na regularidade de sua menstruação, ou quando o fluxo apresentar cor ou cheiro diferente do usual. Você deve sempre ter uma base alimentar composta de vegetais, feijão e peixe, que contribuirão com nutrientes perdidos durante o fluxo menstrual.

Fonte: Lidia R. & Patricia A. Sánchez Mata. Aprendendo a viver: Sexualidade. São Paulo: Ciranda Cultural, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário