sábado, 25 de agosto de 2012

Tensão pré-menstrual


A maioria das garotas, embora seja bem informada sobre o processo da menstruação, passa por ele com uma certa preocupação. A coisa mais comum é que as mães orientem e acalmem as filhas com relação às mudanças psicológicas e fisiológicas causadas pela menstruação.

No primeiro dia de menstruação, as garotas passam por certo desconforto, um pouco de tensão na área inferior da barriga, fadiga e sonolência, sensibilidade nos seios devido a um acúmulo de líquidos, lentidão e um pouco de inchaço no corpo. Isso pode causar irritabilidade e nervosismo, que você pode combater dormindo um pouco mais que o normal, comendo de forma balanceada e conversando com as mães, irmãs ou amigas sem ter vergonha do que está acontecendo com você.

Em outros casos, as garotas passam pela menstruação com um certo medo de ter cólicas, dores na região lombar e na cabeça.

Mesmo que você sinta alguma dor, nada de mal lhe acontecerá, já que essas são mudanças hormonais que geram contrações leves do útero para expelir o fluxo menstrual. Se a dor for intensa, existem remédios no mercado, mas não é aconselhável que seu corpo se acostume com os medicamentos, pois eles podem perder o efeito.

Se aprender a ouvir o seu corpo cerca de catorze dias antes da ovulação, você poderá detectar quando seu ovário estiver ovulando e se é o ovário direito ou esquerdo que está operando. Você verá um pequeno aumento do fluxo vaginal e um pouco de tensão na área do ovário em ovulação.

As meninas geralmente se aproveitam dos desconfortos causados pela tensão pré-menstrual para obter supostos benefícios de sua família, tais como ficar na cama, não ir à escola, evitar responsabilidades, etc. Não se acostume a essas pequenas chantagens. A menstruação não é uma doença, e sim um processo natural que a acompanhará por muitos anos e, assim que se tornar estabilizado, o desconforto desaparecerá.

Cuidado pré-menstrual:

Você pode diminuir a dor:

Com exercícios de relaxamento em um local quieto e ventilado.

Colocando uma bolsa térmica quente na barriga.

Tomando um banho quente e aromatizado.

Bebendo chá de verbena de limão ou camomila.

Evitando bebidas energéticas e com gás, refrigerantes, refrescos, café, etc.

Fonte: Lidia R. & Patricia A. Sánchez Mata. Aprendendo a viver: Sexualidade. São Paulo: Ciranda Cultural, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário