quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Dengue hemorrágica


É uma forma grave de dengue.


No inicio os sintomas são iguais ao da dengue clássica, mas após o 5º dia da doença alguns pacientes começam a apresentar sangramento e choque. Os sangramentos ocorrem em vários órgãos. Este tipo de dengue pode levar a pessoa à morte.

Dengue hemorrágica necessita sempre de avaliação médica de modo que uma unidade de saúde deve sempre ser procurada pelo paciente.

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta que são:

Dores abdominais fortes e contínuas.

Vômitos persistentes.

Pele pálida, fria e úmida.

Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.

Manchas vermelhas na pele.


Sonolência, agitação e confusão mental.

Sede excessiva e boca seca.

Pulso rápido e fraco.

Dificuldade respiratória.

Perda de consciência.

Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.

É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças, como febre amarela, malária ou leptospirose e não servem para indicar o grau de gravidade da doença.



Nenhum comentário:

Postar um comentário