quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Demolidor


Origem

Criado por Stan Lee (roteiro) e Bill Everett (arte), o Demolidor é a identidade secreta do advogado Matt Murdock. Filho do lutador de boxe Jack “Batalhador” Murdock, ele ficou cego ainda garoto, ao salvar um homem que seria atropelado por um caminhão. Mas, ao entrar em contato com o carregamento tóxico do veículo, seus outros sentidos foram ampliados além da capacidade humana.


Matt virou o defensor do bairro Cozinha do Inferno após seu pai ser assassinado, por se recusar a entregar uma luta. No começo, o herói usou um traje amarelo e vermelho, substituído por um uniforme que lembra um demônio.


Daredevil 1 (2011) foi adaptada para uma radionovela narrada pelo escritor Mark Waid. Para ouvir, acesse: http://marvel.com/files/dcasts/DAREDEVIL_1_edited.mp3

Rex Smith viveu o Demolidor numa ponta no filme para TV O Julgamento do Incrível Hulk (1989), usando um bizarro uniforme preto, mais parecido com uma roupa ninja.

Poderes


Com todos os sentidos extremamente aguçados, o Demolidor identifica sons, aromas e sabores imperceptíveis ao seu redor, ouve o batimento cardíaco das pessoas e sabe quando alguém está cansado ou mentindo. Com seu tato, consegue até ler jornal pelo relevo da impressão. O herói possui ainda um radar natural parecido com o dos morcegos. Assim, ele percebe todos os objetos próximos e tem noção espacial acima do normal, o que o ajuda em suas acrobacias e no combate corpo a corpo, nos quais usa sempre seu inseparável bastão como principal arma.

Inimigos

Rei do Crime (1967): Depois de enfrentar o Homem-Aranha, chefão do crime organizado de Nova York tronou-se arqui-inimigo do Demolidor. Nascido numa família pobre, Fisk subiu rapidamente no submundo, unificando todas as facções e tomando o controle da cidade, até ter seus planos constantemente frustrados pelo Demolidor.


Mercenário (1976): O Mercenário faz de qualquer objeto uma arma mortal, de shurikens e adagas a cartas de baralho e palitos de dente. Principal assassino do Rei do Crime, ele impôs duas dolorosas derrotas ao Homem Sem Medo (por quem era sempre derrotado) ao assassinar Karen Page e Elektra, as duas maiores paixões de Matt Murdock.

Amores

Elektra Natchios (1981): Elektra conheceu Matt Murdock na faculdade. O romance acabou após o assassinato de seu pai, num atentado que não pôde ser evitado pelo herói. Depois de anos desaparecida, ela voltou como uma ninja treinada pelo grupo criminoso Tentáculo e contratada pelo Rei do Crime. Elektra e Demolidor enfrentaram-se várias vezes até a morte da guerreira nas mãos do Mercenário. Mas, como era previsível, a morena retornou do além.


Karen Page (1964): Primeira namorada do herói, era secretária do escritório de Matt Foggy. Anos depois, viciada em drogas, ela vendeu a identidade secreta do herói ao Rei do Crime, em A Queda de Murdock. Após ter sido perdoada por Matt, Karen também foi morta pelo Mercenário, mais uma tragédia na vida amorosa do herói.

Filmes

Dirigido por Mark Steven Johnson, Demolidor – O Homem sem Medo foi lançado em 2003 como um dos primeiros filmes da nova geração de adaptações de HQs para Hollywood.

Com Ben Affleck no papel principal, Jennifer Garner como Elektra, Colin Farrel como Mercenário e Michael Clarck Duncan como o Rei do Crime, mostra a origem do herói e sua luta para limpar as ruas da Cozinha do Inferno.



Com um relativo sucesso, Demolidor gerou um filme-solo da personagem Elektra, em 2005, com Garner repetindo o papel da ninja. Mas ele foi um fracasso de público e crítica.


Fonte: O Guia curioso dos super-heróis. São Paulo: Editora Abril, 2012. (Mundo Estranho).


Nenhum comentário:

Postar um comentário