terça-feira, 31 de julho de 2012

X-Men

Origem


Cansados de inventar origens mirabolantes para cada personagem, Stan Lee e Jack Kirby tiveram uma ideia: pessoas que nascessem com dons naturais.

Assim surgiram os mutantes no Universo Marvel. Temidos pelos humanos comuns, os Homo Superiors (nome científico dado à nova espécie) se dividiram em duas facções, uma liderada por Magneto, que acredita no direito dos mutantes dominarem a Terra, e outra por Charles Xavier, o Professor X, que luta por uma convivência pacífica entre as espécies. Para ajudá-lo, Xavier recrutou os seus primeiros X-Men: os jovens Ciclope, Garota, Marvel, Fera, Homem de Gelo e Anjo.

Os X-Men nunca foram campeões de vendas. Isso mudou, em 1975, com Giant Size X-Men, escrita por Len Wein e desenhada por Dave Cockrum, que trazia novos heróis.

Filmes


Dirigido por Bryan Singer, X-Men (2000) foi um dos responsáveis pelo renascimento das adaptações de quadrinhos para o cinema. O sucesso do primeiro filme tornou possível a realização de duas sequências igualmente bem-sucedidas: X-Men 2 (2003) e X-Men – O Confronto Final (2006), este dirigido por Brett Ratner, devido à saída de Singer, que se desligou da série para dirigir Superman – O Retorno. No elenco da trilogia, destaca-se Hugh Jackman, como Wolverine, e Halle Berry, no papel de Tempestade.

Em 2011, Singer voltou aos mutantes, como produtor de X-Men – Primeira Classe, que foi dirigido por Matthew Vaughan e mostrou as primeiras aventuras do Professor Xavier e Magneto nos anos 60, ao lado de personagens como Fera, Rainha Branca, Mística e do vilão Sebastian Shaw.

Escola para jovens superdotados

Para ajudar mutantes a controlarem seus dons naturais, o Professor X montou, em sua mansão, o Instituto Xavier para Jovens Superdotados. Com muitos dos X-Men antigos como professores, a escola tem salas de aula e laboratórios, além de setores especiais, como hangar, onde fica o jato particular da equipe, e a Sala de Perigo, um simulador holográfico usado nos treinamentos de combate.

Animações

Além de muitas “pontas” em outros desenhos, os heróis mutantes possuem quatro séries animadas, mas nenhuma alcançou tanto sucesso quanto X-Men – The Animated Series (1992). Produzida pela Fox, abriu caminho para a invasão mutante que ocorreria ao longo de toda a década. Inspirada pela fase nos quadrinhos desenhada por Jim Lee, foi responsável pela popularidade de personagens como Gambit e Vampira. Com suas cinco temporadas e 76 episódios, se tornou o desenho animado mais longo com personagens da Marvel.

Games

Dentre mais de 20 títulos dedicados à equipe mutante, se destaca X-Men Legends (2004), lançado pela Activision para diversas plataformas. Nele, o jogador escolhe, numa lista de 15 heróis mutantes, os quatro que integrarão sua equipe. Depois disso, o grupo parte numa série de missões contra Magneto e a Irmandade dos Mutantes. O jogo ganhou uma sequência em 2005, X-Men Legends II – Rise of Apocalypse.



Fonte: O Guia curioso dos super-heróis. São Paulo: Editora Abril, 2012. (Mundo Estranho).


Nenhum comentário:

Postar um comentário