quarta-feira, 11 de julho de 2012

Hulk (1ª Parte)


Origem

Inspirados por clássicos da literatura como Frankenstein e O Médico e o Monstro e pelo temor dos acidentes nucleares, Stan Lee (roteiro) e Jack Kirby (arte) criaram o Hulk, um herói monstruoso, incompreendido pelo povo e caçado pelo exército.

Em sua história de estreia, uma base americana no deserto se prepara para um teste da Bomba Gama, invenção do doutor Bruce Banner. Mas o cientista acaba atingido pela radiação depois de salvar um jovem que invadiu a área de testes. A partir de então, Banner passa a se transformar numa criatura de grande força e inteligência limitada, conhecida como Hulk.


A cor do Hulk deveria ser cinza, mas, por um erro da gráfica, em algumas partes de sua primeira HQ, ele saiu verde. E esta viraria a sua cor oficial.

Muitos Hulks


Com o tempo, os roteiristas estabeleceram que Banner podia virar diferentes Hulks, dependendo de seu estado mental e emocional. Sua forma original seria o Hulk cinza, mais inteligente e menos forte. Mundialmente conhecida, a verde é mais forte e irracional. Em casos raros, as personalidades de Banner e do Hulk entram em acordo e a criatura pode usar a inteligência do cientista.


Poderes

O Hulk é uma das criaturas mais poderosas do universo Marvel. Ele percorre quilômetros com um único salto, resiste a explosões nucleares e sobrevive a longos períodos embaixo d’água ou no espaço. Quando é ferido, seu fator de cura cicatriza o ferimento em segundos. E sua força não conhece limites. Quanto mais irritado fica, mais forte se torna. O único controle da criatura é a personalidade de Banner: à medida que o cientista toma o controle, o Verdão enfraquece.

Inimigos

General Ross (1962): O general da Força Aérea Thaddeus Ross era o responsável pela experiência que criou o Hulk. Ele passou anos caçando o monstro e ficou ainda mais obsessivo quando descobriu que ele, na verdade, era Bruce Banner, o namorado de sua filha Betty.


Para vencer o Hulk, Ross é capaz até de trair seu país e se unir a vilões como o Abominável e o Líder. Em histórias recentes, ele foi cobaia de uma experiência que o transforma num Hulk Vermelho, em mais um plano para derrotar seu inimigo.


Abominável (1967): Em missão de espionagem na Base Gama, o agente russo Emil Blonsky foi exposto a uma grande dose de radiação e acabou se transformando numa criatura forte como o Hulk, mas com duas diferenças: ele manteve sua inteligência e não revertia mais à forma humana. O Abominável enfrentou o Hulk várias vezes, mas sempre dançou porque não apresentava o mesmo aumento de força do rival em momentos de raiva. Ele foi morto recentemente pelo Hulk Vermelho.

Líder (1964): Samuel Sterns era um modesto funcionário de um laboratório até sofrer um acidente com radiação gama. Ele teve sua capacidade mental aumentada centenas de vezes, se transformando num dos maiores gênios da Terra. O Líder é um cientista obcecado em dominar o mundo e normalmente seus planos incluem controlar o Hulk, uma bateria viva de energia gama.

Fonte: O Guia curioso dos super-heróis. São Paulo: Editora Abril, 2012. (Mundo Estranho).


Nenhum comentário:

Postar um comentário