sexta-feira, 20 de julho de 2012

Batman (1ª Parte)


Origem


Com o grande sucesso do Superman, a National encomendou novos heróis para sua equipe. Inspirado por histórias policiais, o desenhista Bob Kane imaginou um personagem sem poderes e, junto com o roteirista Bill Finger, criou um vigilante implacável, chamado em sua primeira história de Man-Bat.


Depois de testemunhar o assassinato de seus pais durante um assalto, o jovem milionário Bruce Wayne fez um juramento: dedicaria sua vida ao combate ao crime. Depois de anos de viagens pelo mundo em treinamento para aperfeiçoar corpo e mente, ele volta a sua cidade e cria um traje inspirado na figura dos morcegos, uma forma de esconder sua identidade e aterrorizar os criminosos.

Quando surgiu, Batman usava armas de fogo e matava bandidos. Com o tempo, isso foi abandonado e o Morcego virou um defensor da vida, até a dos criminosos.

Batcaverna


Construída numa caverna localizada abaixo dos alicerces da Mansão Wayne, a batcaverna é a base secreta do Morcegão.  O local conta com os mais modernos computadores, laboratório forense completo, oficina de reparos, ginásio e hangar para guardar os diversos veículos usados pelo herói, em especial o batmóvel. A base ainda abriga seus moradores originais (os morcegos), além de diversos troféus de casos resolvidos pelo Batman.


Engana-se quem acha que a batcaverna foi criada nos quadrinhos. Ela surgiu mesmo no seriado para cinema do Batman, de 1943.

Poderes

Diferentemente de outros heróis, Batman não tem nenhum poder especial e combate o crime com inteligência, habilidade e truques tecnológicos. Ele é treinado em diversas artes marciais e tem a agilidade de um ginasta olímpico, além de ser um brilhante detetive e um especialista em criminalística. Na confecção de seu uniforme foram usados tecidos à prova de balas e de fogo, como kevlar e nomex. E seu cinto de utilidade oferece diversos acessórios contra os criminosos.

Um dos mais famosos é o batarangue, pequenos bumerangues em forma de morcegos, usados para nocautear bandidos em fuga.

Fonte: O Guia curioso dos super-heróis. São Paulo: Editora Abril, 2012. (Mundo Estranho).


Nenhum comentário:

Postar um comentário