terça-feira, 3 de julho de 2012

Capitão América (1ª Parte)


Origem

Em 1941, a Segunda Guerra Mundial parecia distante dos Estados Unidos, mas era questão de tempo para o país assumir uma posição no conflito. Foi o ambiente ideal para Jack Kirby e Joe Simon criarem o Capitão América, um super-herói que se tornou um símbolo dos ideais americanos.

Em sua história de estréia, Steve Rogers é um jovem rejeitado pelo alistamento militar por causa de sua saúde frágil. Mas ele acaba selecionado para o Programa Renascimento, um projeto secreto do governo dos EUA para criar supersoldados.

 
A experiência é um sucesso, mas o doutor Erskine, o único que conhecia a fórmula do soro do supersoldado, é assassinado por um espião. Sem ter como repetir a experiência, o governo decide usar Rogers como um agente especial, capaz de enfrentar o inimigo e inspirar as tropas. Durante a Guerra, o Capitão foi um campeão de vendas, mas, com o final do conflito, o público se desinteressou e o herói deixou de ser publicado na década de 1950. Mas ele não ficaria muito tempo longe dos gibis, retornando em 1964, quando os Vingadores o encontraram num bloco de gelo.

A história mostra que, ao final da Guerra, o Capitão caiu nas águas do Ártico e permaneceu congelado por décadas, em estado de animação suspensa. Sem ter para onde ir, o velho soldado aceitou o convite do grupo para se tornar um Vingador e, com sua experiência em combate, acabou nomeado líder.


Na época, valia tudo pra atrair a atenção do público, até desenhar na capa de Captain America 1 o herói esmurrando Hitler, o que não rola na história.


Cinco outros homens já foram o Capitão América, quando Steve Rogers esteve ausente: William Naslund, Jeff Mace, William Burnside, John Walker e Bucky Barnes. Chris Evans deu ao Capitão América a sua versão definitiva no cinema.

Poderes

Depois de passar pelo Projeto Renascimento, Rogers atingiu o limite do condicionamento físico humano. Sua força, velocidade e resistência chegaram a níveis maiores do que os melhores atletas olímpicos. E, com o treinamento militar, a técnica de luta e as habilidades acrobáticas, o Capitão América é um oponente casca-grossa no combate corpo a corpo.


Escudo: marca registrada do herói, seu escudo foi forjado com uma liga de aço e vibranium, um metal raro, capaz de absorver impactos. Virtualmente indestrutível, pode ser usado tanto como proteção quanto arma de ataque, ao ser lançado. Steve Rogers levou anos para desenvolver incrível habilidade de fazer o escudo ricochetear para acertar seu alvo, tornando seus ataques absolutamente imprevisíveis.


O primeiro escudo do Capitão América era feito de um metal comum e tinha um formato meio triangular – como foi mostrado no recente filme do herói.

Amores


Peggy Carter (1966): Uma das primeiras namoradas do herói, Peggy era uma agente americana que trabalhava junto à Resistência na França e chegou a participar de algumas missões com o Capitão. Mas o namoro não foi adiante.


Sharon Carter (1966): Sobrinha de Peggy, Sharon conheceu Rogers após ele ser encontrado pelos Vingadores. A jovem era agente da Shield, a organização internacional de luta contra o terrorismo chefiada por Nick Fury. Com o namorado, ela viveu muitas missões, até ser dada como morta. Mas, recentemente, Sharon reapareceu e reatou seu relacionamento com Steve.


Cascavel (1985): A vida amorosa do Capitão América não é feita só de heroínas. Durante alguns anos, ele namorou Rachel Leighton, a vilã Cascavel. Enquanto ficaram juntos, a beldade passou para o lado dos mocinhos, mas a convivência com o certinho Steve foi demais para Rachel, que terminou a relação e voltou ao mundo do crime.


Em 2007, o Capitão foi morto por uma Sharon Carter mentalmente controlada pelo Caveira Vermelha. Mas, como ninguém fica no além nos gibis, em 2010 o herói voltou.

Fonte: O Guia curioso dos super-heróis. São Paulo: Editora Abril, 2012. (Mundo Estranho).


Nenhum comentário:

Postar um comentário