segunda-feira, 23 de julho de 2012

Lanterna Verde


Origem

O título de Lanterna Verde é usado por alguns heróis da DC, e o mais famoso é o piloto de aviões Hal Jordan, criado por John Broome (roteiro) e Gil Kane (arte) em 1959. A vida de Hal sofreu uma grande mudança após um encontro com Abin Sur, um alienígena à beira da morte, que o escolheu para substituí-lo na Tropa dos Lanternas Verdes, uma força espacial formada por guerreiros de todo o universo.

Para ajudar em sua missão, cada Lanterna recebe um anel capaz de criar objetos baseando-se na imaginação de seu portador, desde que sua força de vontade seja forte o bastante.

Com o passar dos anos, outros humanos ganharam anéis, atuando como substitutos ou parceiros de Jordan: Guy Gardner (1968), John Stewart (1972) e Kyle Rayner (1994). Todos se destacaram como membros valorosos da Tropa.

O primeiro Lanterna Verde foi Alan Scott, criado em 1940. Apesar do nome e de ter um anel energético, ele não tem ligação com a Tropa: seus poderes são de origem mágica.


Poderes

Alimentados pela Bateria Central do planeta Oa, sede da Tropa, os anéis manipulam a energia da força de vontade, criando construtos de energia. Os Lanternas podem voar, traduzir qualquer idioma e são protegidos por um campo de força capaz de resistir a  ataques e viagens espaciais.

Os anéis não afetam nenhum ser ou objeto amarelo e precisam ser recarregados a cada 24 horas, em uma bateria dada a cada Lanterna, que repete este juramento: “No dia mais claro, na noite mais densa, o mal sucumbirá ante a minha presença. Todo aquele que venera o mal há de penar, quando o poder do Lanterna Verde enfrentar!”

Inimigos

Sinestro (1961): Era um respeitado Lanterna Verde, mas sua obsessão em manter a ordem a qualquer custo o levou a escravizar seu planeta natal, Korugar. Expulso da Tropa, jurou vingança e criou um novo anel, que controla a energia amarela do medo. Fundou a Tropa de Lanternas Amarelos e iniciou uma guerra contra seus antigos companheiros.

Filmes


Com Ryan Reynolds no papel de Hal Jordan e Mark Strong como Sinestro, Lanterna Verde foi lançado em 2011.


Dirigido por Martin Campbell, o filme, repleto de efeitos especiais em 3D, mostrou o começo do treinamento do herói ao lado da Tropa e sua luta contra o vilão Parallax. Apesar da recepção fria de crítica e público, Warner e DC planejam novos projetos para o herói na telona.


Amores


Carol Ferris (1959): Presidente da Ferris Aeronáutica, Carol foi durante muito tempo namorada do Lanterna Verde e chefe de Hal Jordan, que trabalhava em sua empresa como piloto de testes. Sem saber da identidade secreta de Jordan, ela quase o despediu diversas vezes por causa dos sumiços e atrasos quando se transformava no herói. Atualmente, os dois não estão mais juntos.

Desenhos animados

Em 1967, o herói teve uma série que, no Brasil, se chamava O Homem de Verde. Além disso, aparecia em Superamigos e outras animações da DC.

O Lanterna tem dois longas animados e, em 2012, estrelou Green Lantern – The Animated Series, toda em computação gráfica, que mostra a luta da Tropa com os Lanternas Vermelhos.

Em 2003, num episódio impagável da série Duck Dodgers, o Patolino virou um Lanterna Verde após pegar o uniforme de Hal Jordan por engano numa lavanderia.

O Lanterna Verde das séries Liga da Justiça (2001) e Liga da Justiça sem Limites (2004), é o negro John Stewart, que, depois disso, voltou a ganhar espaço nas HQs.

Fonte: O Guia curioso dos super-heróis. São Paulo: Editora Abril, 2012. (Mundo Estranho).


Nenhum comentário:

Postar um comentário