quinta-feira, 12 de julho de 2012

Hulk (2ª Parte)


Coadjuvantes

Rick Jones (1962): Salvo pelo Doutor Banner durante os testes da Bomba Gama, Jones se tornou um companheiro inseparável do Hulk por se sentir responsável pelo que aconteceu ao cientista. Com os anos, ele ajudou outros heróis da Marvel, como o Capitão América e os Vingadores. Na década de 1990, o personagem ganhou poderes semelhantes aos do Hulk e, nas histórias atuais, se transformou numa versão do Abominável.

Amores

Betty Ross (1962): Filha do general Ross, Betty era a namorada de Bruce Banner e enfrentou todos os problemas causados pela chegada do Hulk. Durante alguns anos, o casal se separou, mas depois ambos decidiram se casar. Ela aparentemente havia sido morta pelo Abominável, mas retornou nas histórias como a Mulher-Hulk Vermelha.


Jarella (1971): Durante uma luta contra um vilão, o Hulk foi enviado para o mundo subatômico de K’ai, habitado por humanos de pele verde. Lá, se apaixonou pela princesa Jarella. A relação foi marcada pelas idas e vindas do gigante esmeralda à sua realidade. Mas tudo terminou com a morte de Jarella, depois de salvar uma criança de ser esmagada num desmoronamento.


Caiera (2006): Durante o período em que viveu exilado no planeta Sakaar, o Hulk foi capturado por seus habitantes e transformado num gladiador. Mas o herói iniciou uma revolução e acabou sendo coroado e novo rei. Ao seu lado estava a guerreira Caiera, que ficou grávida do Hulk. Mas a alienígena morreu numa explosão.


O Hulk não sabia, mas seus filhos gêmeos Skaar e Hiro-Kala sobreviveram à explosão.

Por terem o metabolismo acelerado, eles logo viraram adultos e vieram à Terra atrás do pai.

Animações


O Hulk possui três séries animadas para a TV (1966, 1982 e 1996), além de duas animações lançadas em DVD. Desse material, se destaca o longa-metragem Planeta Hulk (2010), que adapta toda a fase nos quadrinhos em que o Hulk viveu no distante planeta Sakaar, quando foi exilado da Terra.

Filmes

Lançado em 2003, o primeiro filme do Hulk para o cinema foi dirigido pelo chinês Ang Lee e tinha o australiano Eric Bana como Banner. A produção foi criticada pelo ritmo lento da trama e os efeitos de computação gráfica.


Mas O Incrível Hulk, de 2008, produzido pela Marvel Studios e com direção do francês Louis Leterrier, trouxe um Hulk mais realista e teve o talentoso Edward Norton como protagonista. Mas, devido a problemas com os produtores, o ator não vai voltar ao papel no filme dos Vingadores.

Série de TV

Produzida de 1977 a 1982 pela Rede CBS, a série do gigante verde eternizou o ator Bill Bixby como o doutor Banner e o fisiculturista Lou Ferrigno como o Hulk. A ação dos gibis foi trocada pelo drama do personagem. Uma marca registrada do seriado era o fim dos episódios, sempre com Banner partindo sozinho ao som de The Lonely Man Theme, uma melancólica balada ao piano.


Foram produzidos ainda quatro longas para a TV: O Incrível Hulk (1977), O Retorno do Incrível Hulk (1988), O Julgamento do Incrível Hulk (1989) e A Morte do Incrível Hulk (1990), esse último dirigido pelo próprio Bill Bixby, que morreu em 1993, vítima de câncer.


Lou Ferrigno foi o único ator que encarnou, pra valer, o Hulk em adaptações. Os demais, só com auxílio de recursos gráficos.


Fonte: O Guia curioso dos super-heróis. São Paulo: Editora Abril, 2012. (Mundo Estranho).


Nenhum comentário:

Postar um comentário