quarta-feira, 25 de julho de 2012

Flash


Origem

Vários heróis usaram o nome Flash, criando uma dinastia de corredores. O mais famoso é Barry Allen. Criado em 1956 por Gardner Fox (roteiro) e Carmine Infantino (arte), ele é um funcionário da polícia científica de Central City, que foi atingido por uma mistura de eletricidade (um raio caiu no seu laboratório) e produtos químicos e ganhou super-velocidade, que passou a ser usada para lutar contra o crime. Barry morreu em 1986, mas voltou do além 23 anos depois, na minissérie Renascimento.

Poderes

O Flash usa sua supervelocidade de várias maneiras. Ele corre sobre a água, atravessa objetos sólidos vibrando as moléculas de seu corpo, cria golpes de ar movendo partes do corpo ou circundando o inimigo e até viaja no tempo com a ajuda da esteira cósmica, criada por Barry.


O herói ainda raciocina muito rápido e retira a velocidade de objetos ou pessoas em movimento, além de criar ao redor de seu corpo um campo de força que o protege do atrito quando está em supervelocidade.

Outros Flashs

O primeiro Flash surgiu em 1940. Na estreia, o estudante Jay Garrick se tornou um super-herói após inalar vapores tóxicos e ganhar supervelocidade. Com a chegada de Barry Allen, os roteiristas estabeleceram que eles viviam em universos diferentes. Em 1986, com a morte de Barry, seu sobrinho Wally West, que tinha os mesmos poderes de velocidade e atuava como o herói adolescente Kid Flash, assumiu o uniforme do tio. Mas, com a recente reformulação do universo DC, Barry Allen passou a ser o único Flash.


Foi na história O Flash de Dois Mundos que nasceu o conceito do Multiverso, uma série de universos paralelos habitados por diferentes versões dos heróis da DC.

Inimigos

Flash Reverso: Professor Zoom (1963) / Zoom (2001): As maiores ameaças aos heróis “ligeirinhos” também têm supervelocidade.

Destaque para os dois personagens conhecidos como Flash Reverso: Eobard Thawne, primeiro chamado de Professor Zoom, e Hunter Zolomon, conhecido também por Zoom. Ambos possuem habilidades semelhantes às do flash e um uniforme bem parecido, mas com as cores invertidas.


Amores

Iris West (1956): Tia de Wally West e repórter do jornal Picture News, Iris viveu um longo relacionamento com Barry, até os personagens se casarem, em 1966, quando a jovem descobriu que seu amado era o alter ego do Flash. Com a atual reformulação do universo DC, foi estabelecido que Iris e Barry namoraram, mas nunca subiram ao altar.


Animações

O Flash já teve uma curta série animada em 1967, mas o herói é lembrado pelos desenhos Superamigos (1973/1985) e, especialmente, Liga da Justiça (2001/2006). Diferentemente das versões anteriores, o Flash desse último era o divertido Wally West, o que garantia os momentos de comédia da animação.


Série de TV

Entre 1990 e 1991 foi ao ar a única temporada da série The Flash, com John Wesley Shipp no papel de Barry Allen. Em 22 episódios, o seriado apresentou a origem do herói e alguns de seus principais inimigos. Vale citar a participação de Mark Hamill (o eterno Luke Skywalker de Star Wars) no papel do vilão Trapaceiro.


No episódio The Middle Earth Paradigm, da série de TV The Big Bang Theory, todos os personagens principais se vestiram de Flash.

Fonte: O Guia curioso dos super-heróis. São Paulo: Editora Abril, 2012. (Mundo Estranho).


Nenhum comentário:

Postar um comentário