quinta-feira, 26 de julho de 2012

Aquaman


Origem


Aquaman foi criado por Mort Weisinger (roteiro) e Paul Norris (arte). Um dos heróis mais antigos da DC, teve sua origem mudada diversas vezes. A que vale hoje é similar à de 1959. Nela, foi estabelecido que o herói é Arthur Curry, filho de uma princesa da Atlântida e de um faroleiro.


Criado por seu pai, ao se tornar adulto, ele retornou à Atlântida para assumir o trono do reino submarino. Em sua nova revista mensal, Aquaman abdicou da coroa para se dedicar em tempo integral à vida como super-herói.

Poderes


Além de respirar embaixo d’água e controlar mentalmente seres marinhos, Aquaman possui superforça, enorme velocidade e resistência física e sentidos superaguçados.

Inimigos


Arraia Negra (1967): Este terrorista violento e de passado misterioso tem no currículo diversos assassinatos e atentados com armas biológicas. Além disso, o Arraia Negra foi o responsável pela maior derrota do herói submarino: a morte de seu filho, Arthur Jr., que na época tinha apenas 2 anos.

Animação


Aquaman teve sua própria série animada em 1967, mas também participou de desenhos, como Superamigos e Liga da Justiça. Na série Batman – Os Bravos e Destemidos, o herói aparece barbado e passa a maior parte do tempo narrando suas aventuras para as pessoas.


Amores

Mera (1963): Esposa de Aquaman e rainha da Atlântida, era a soberana do reino subaquático de Xebel, que existe em outra dimensão. Após a morte de seu filho nas mãos do Arraia Negra, o casamento dos dois terminou e eles passaram muito tempo distantes, mas recentemente voltaram a viver juntos. Mera tem o poder de manipular a água de diversas formas.


Games

O herói também foi adaptado para um jogo em 2003. Lançado para Xbox, Aquaman – Battle for Atlantis foi detonado pela crítica e considerado um dos piores games já feitos para o console.


No desenho Bob Esponja, há uma esculachada paródia do Aquaman, o super-herói aposentado Homem-Sereia, que, nos EUA, foi dublado pelo ator Ernest Borgnine.


Fonte: O Guia curioso dos super-heróis. São Paulo: Editora Abril, 2012. (Mundo Estranho).


Nenhum comentário:

Postar um comentário