domingo, 29 de julho de 2012

Quarteto Fantástico (2ª Parte)


Inimigos

Doutor Destino (1962): Soberano da Latvéria, um pequeno país do Leste Europeu, Victor Von Doom é o maior inimigo do Quarteto. Dono de uma poderosa armadura, um intelecto que se iguala ao de Reed Richards e experiente praticante de magia negra, ele é movido por duas ambições: a conquista do mundo e a vingança contra o Senhor Fantástico. No passado, os dois estudaram na mesma faculdade e Von Doom culpa Reed por um acidente durante suas pesquisas, que deixaram o seu rosto desfigurado.

Galactus (1966): Conhecido como o Devorador de Mundos, é uma entidade cósmica, com poderes semelhantes aos de um deus. Para sobreviver, ele absorve a energia de um planeta inteiro, que, ao final do processo, é destruído. A gigantesca criatura já tentou devorar a Terra algumas vezes, mas sempre foi impedido pelo Quarteto. Apesar de toda a destruição que já causou, Reed vê Galactus como uma força de equilíbrio no universo, nem boa e nem má.

Animações


O Quarteto já teve quatro séries para a televisão (1967, 1978, 1994 e 2006). A mais recente foi uma coprodução entre Marvel e o estúdio francês Moonscoop. O seriado teve 26 episódios, influenciados pelo dinamismo dos animês e repletos de efeitos em computação gráfica. A série está disponibilizada no site oficial da Marvel.


Em 1979, a Hanna-Barbera lançou uma animação nada a ver do herói. “Benji” Grimm é um jovem magrelo que vira o Coisa ao unir dois anéis mágicos.

Filmes


A equipe ganhou duas adaptações para o cinema, Quarteto Fantástico (2005) e Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007), ambas dirigidas por Tim Story. Com tramas simples, os filmes apostaram num clima leve. O elenco contou com Ioan Gruffudd (Senhor Fantástico), Jessica Alba (Mulher Invisível), Michael Chiklis (Coisa) e Chris Evans (Tocha Humana), que viveu também o Capitão América na telona.

Em 1993, Roger Corman, o pai do cinema trash, fez um filme do Quarteto. Ficou tão ruim que nunca foi lançado. Mas, para os corajosos, é fácil encontrar na web.


O Surfista Prateado surgiu numa das primeiras aventuras do Quarteto Fantástico.

Edifício Baxter


Criado em 1962, o quartel-general do Quarteto Fantástico se localiza nos seis últimos andares de um charmoso edifício no centro de Manhattan. Misto de casa, hangar e centro de pesquisa, a base da equipe só existe devido aos lucros das descobertas científicas de Reed. E as despesas não são baratas, já que o lugar é alvo constante dos inimigos da equipe.

Com o tempo, o Senhor Fantástico acabou comprando o prédio inteiro, já que a vida de vizinho de super-herói não é nada fácil.

Fonte: O Guia curioso dos super-heróis. São Paulo: Editora Abril, 2012. (Mundo Estranho).


Nenhum comentário:

Postar um comentário