domingo, 22 de julho de 2012

Batman (3ª Parte)


Bat-Série

Produzida de 1966 a 1968, a série televisiva do Batman ficou famosa por seu estilo exagerado, cores fortes, uma galeria impagável de vilões e roteiros repletos de humor e nonsense. Com Adam West como Batman e Burt Ward como Robin, foi responsável pela primeira grande onda de sucesso do herói, conhecida como batmania.

Como os produtores precisavam de uma heroína para o seriado, a DC criou a batgirl. Na TV, o papel foi da atriz e bailarina Yvonne Craig.

Animações

Empatado com o Homem-Aranha, Batman já teve sete séries para a TV. Mas, na categoria longas-metragens animados, o Morcego chega à incrível marca de dez filmes produzidos. O lançamento mais recente foi Batman – Ano Um (2011), adaptação da minissérie escrita por Frank Miller e desenhada por David Mazzucchelli, que mostra os primeiros dias de Bruce Wayne como Batman.

Filmes

Outro recorde: o Morcego é o herói de quadrinhos com mais filmes nos cinemas no total de sete produções. E em 2012 chega à telona seu oitavo longa-metragem, O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Dirigido por Christopher Nolan e com Christian Bale e Anne Hathaway como Mulher-Gato, fecha a aclamada trilogia iniciada em 2005 com Batman Begins.

Games

Lançado para diversas plataformas pela Rocksteady Studios em 2009, Asilo Arkham é considerado pela crítica o melhor game de super-herói de todos os tempos. Escrito pelo roteirista de quadrinhos Paul Dini, mostra Batman contra uma rebelião no Asilo Arkham, o manicômio judiciário que abriga os insanos vilões de Gotham City. Em 2011, foi lançada a estonteante continuação, Batman – Arkham City.


Action-Figure

Lançada pela DC Direct, uma das mais iradas séries do Batman é a coleção Black & White. Inspirada numa famosa minissérie que reuniu vários desenhistas em histórias curtas em preto e branco, a coleção produz estátuas baseada no traço de diferentes artistas, um fantástico trabalho de modelagem.

Fonte: O Guia curioso dos super-heróis. São Paulo: Editora Abril, 2012. (Mundo Estranho).


Nenhum comentário:

Postar um comentário