terça-feira, 17 de julho de 2012

Superman (1ª Parte)


Origem

Inspirados por ficção científica, histórias policiais e heróis da mitologia, como Hércules e Sansão, Jerry Siegel (roteiro) e Joe Shuster (arte) criaram o Superman, considerado o ponto zero dos super-heróis.

Com o imediato sucesso do personagem, várias editoras criaram seus próprios combatentes do crime uniformizados, dando origem a um novo gênero. Foram necessários muitos anos de aventuras para chegar à origem mundialmente conhecida pelos fãs: com o planeta Krypton prestes a explodir, o cientista Jor-El envia seu filho Kal-El dentro de um foguete para a Terra.

Criado por um casal de fazendeiros e batizado como Clark Kent, o garoto começa a desenvolver poderes incríveis. Já adulto, ele se torna repórter e passa a usar suas habilidades para combater o crime e as injustiças sociais como o Superman.

Briga nos tribunais

Cento e trinta dólares foi o que a National Comics (antigo nome da DC) pagou pelos direitos do Superman para Siegel e Shuster. Desde 1948, os criadores do herói brigam na Justiça americana para rever o contrato. Ambos já morreram, mas as famílias continuam a luta nos tribunais.

Fortaleza da solidão


Criada em 1958, a base do Superman é uma espécie de sala de troféus do herói. Homenagem às origens kryptonianas do Homem de Aço, guarda diversas relíquias de seu planeta natal, armas confiscadas e um zoológico de animais alienígenas, além dos mais diversos presentes, que recebeu em agradecimento por seus feitos. A base surgiu no Ártico, mas já se mudou para a Antártica, os Andes e até a floresta amazônica!

Poderes


Em suas primeiras histórias, Superman era à prova de balas, podia erguer um carro, dar grandes saltos e correr mais rápido do que uma locomotiva. Com o tempo, o personagem se tornou praticamente um deus, capaz de qualquer feito. A primeira vez que seus poderes foram diminuídos foi numa reformulação feita pelo DC Comics em 2006.

Fraquezas


As habilidades do Superman são uma reação de seu metabolismo à radiação do nosso Sol amarelo. Se o herói passar longos períodos longe do astro-rei, seus poderes diminuem. Mas a sua principal fraqueza é a kryptonita, um minério verde criado pela explosão de Krypton, cuja radiação é mortal para o Homem de Aço e só pode ser contida por chumbo, o único metal que bloqueia a visão de raios X do herói. O Superman também é vulnerável a magia.

A kryptonita não foi criada nas histórias em quadrinhos, mas na popular radionovela do Superman, que foi transmitida de 1940 a 1951 nos Estados Unidos.

Fonte: O Guia curioso dos super-heróis. São Paulo: Editora Abril, 2012. (Mundo Estranho).


Nenhum comentário:

Postar um comentário