segunda-feira, 30 de julho de 2012

Novos Titãs


Origem

Com a febre dos parceiros mirins de heróis iniciada por Robin, logo surgiu a ideia de reunir esses personagens numa equipe. Criada por Bob Haney (roteiro) e Bruno Premiani (arte), a primeira formação dos Novos Titãs contou com Aqualad, Kid Flash, Moça-Maravilha e Robin. O Menino Prodígio, apesar de não ter nenhum poder, sempre se destacou como líder.

Mas o grupo só se tornou um grande sucesso, mesmo, no início da década de 1980, com a chegada de Marv Wolfman (texto) e George Pérez (arte). A dupla criou novos personagens para a equipe e publicou a formação mais famosa dos Titãs, com Robin, Kid Flash, Moça-Maravilha, Estelar, Ravena, Cyborg e Mutano.

Depois disso, dezenas de personagens integraram as fileiras dos Novos Titãs, mas com a recente reformulação da DC uma nova equipe surgiu, que parece não ter nenhuma ligação com os antigos heróis.

Amadurecimento


Com uma equipe formada por jovens heróis, temas como independência e amadurecimento sempre fizeram parte das aventuras. Foi na revista dos Titãs, por exemplo, que Dick Grayson saiu da sombra do Batman e deixou de ser o Robin para assumir a identidade de Asa Noturna. Outros membros seguiram esse exemplo e também se tornaram independentes de seus mentores.

As primeiras histórias da equipe foram publicadas no Brasil pela extinta Editora Brasil-América, a Ebal, com o nome Turma Titã.

Inimigos


Exterminador (1980): Após submeter-se a um experimento para a criação de super soldados, o oficial do exército Slade Wilson ganhou agilidade, força e velocidade sobre-humanas. Ele deixou as Forças Armadas e se tornou o Exterminador, um dos principais mercenários do universo DC. Atuando como inimigo e algumas vezes como aliado da equipe, Slade tem uma longa história com os Titãs, que começou quando seu filho Grant, o vilão Devastador, morreu enfrentando os heróis. O vilão tem mais dois filhos, que acabaram se tornando membros dos Titãs e lutaram contra o pai: Joseph (Jericó) e Rose (Devastadora).

Torre Titã

A equipe já passou por diversas bases, mas sua sede mais conhecida foi a Torre Titã. Projetado pelo pai do Ciborgue, o professor Silas Stone, o edifício em forma de T foi construído numa pequena ilha particular no rio Leste, em Nova York e, às vezes, servia como casa para muitos super-heróis.

Animações


A equipe estrelou nos últimos anos as séries Jovens Titãs (2003) e Young Justice (2010) e fez uma ponta em Batman – Os Bravos e Destemidos (num episódio de 2010). Mas sua estreia nas telinhas foi em 1967, com Turma Titã, produzido pela Filmation. No desenho, a equipe contava com Ricardito (parceiro do Arqueiro Verde), Moça-Maravilha, Aqualad e Kid Flash.


Lançada em 2008, Tiny Titans é uma série mensal de humor que mostra os heróis como crianças encapetadas numa escola.

Fonte: O Guia curioso dos super-heróis. São Paulo: Editora Abril, 2012. (Mundo Estranho).


Nenhum comentário:

Postar um comentário