sábado, 21 de julho de 2012

Batman (2ª Parte)



Inimigos


Coringa (1940): De passado misterioso e identidade desconhecida, esse psicótico vilão é o maior inimigo do Morcego. Sádico e imprevisível, muitos crimes do Coringa são ligados ao prazer de matar e espalhar o caos.


Sua principal arma é o gás do riso, uma toxina que, após infectar a pessoa, leva a um ataque de risos fatal. Depois de morta, a vítima adquire uma cor pálida e um sorriso macabro, a marca registrada do Coringa.




Espantalho (1941): O desajustado professor de psicologia Jonathan Crane era um dos maiores especialistas do mundo em fobias.

Seus estudos o levaram a criar um gás que desperta os maiores medos de uma pessoa. Após ser demitido da universidade em que lecionava devido a suas experiências, Crane passou a usar sua invenção para cometer crimes.

Bane (1993): Nascido numa penitenciária no Caribe, Antonio Diego aprendeu cedo a ser forte. Depois de ser cobaia numa experiência na prisão com o anabolizante Veneno, sua força chegou a níveis sobre-humanos. Ao fugir da penitenciária, chegou a Gotham City e ficou obcecado em derrotar Batman. Bane conseguiu fraturar a coluna do herói, que ficou preso a uma cadeira de rodas durante meses. Mais tarde, o herói se recuperou e derrotou o vilão.

A primeira aparição do Veneno foi numa minissérie de 1991, em que o próprio Batman se viciou na substância, para compensar o fato de não ter poderes.

Robin

Segundo o roteirista  Bill Finger, a ideia de criar Robin foi fazer as crianças se identificarem com um personagem da mesma idade.

Com o sucesso do Menino-Prodígio, os quadrinhos de super-heróis foram invadidos por ajudantes mirins.

Dick Grayson (1940) foi o primeiro Robin, mas, depois de adulto, passou a agir como o Asa Noturna. Outros garotos já vestiram o uniforme do herói, como Jason Todd (1983) e Tim Drake (1989). Nas histórias atuais, o Robin é o violento Damian Wayne (2006), filho de Bruce com Talia, um amor do passado.

Amores

Talia al Ghul (1971): Filha do terrorista Ra’s al Ghul, Talia sempre viveu dividida entre a lealdade a seu pai e o amor por Batman, um de seus piores inimigos. Recentemente, Bruce Wayne descobriu que teve um filho com ela. Desde então, o garoto passou a viver com ele em Gotahm City e se tornou o novo Robin.


Mulher-Gato (1940): A sensual Selina Kyle é uma ladra especializada em crimes de alto padrão. Sua relação com o Batman sempre foi bastante complicada, já que o casal vive em lados opostos da lei. Mas, nos últimos anos, ela tem deixado a carreira criminosa de lado e, apesar de alguns deslizes aqui e ali, acabou se tornando uma aliada do herói.

Vicki Vale (1948): A repórter fotográfica Vicki Vale tinha um papel parecido com o de Lois Lane nas histórias do Superman: um triângulo amoroso entre o herói e sua identidade secreta. Com o tempo, a relação esfriou e Vicki e Bruce terminaram.


Bob Kane criou o visual de Vicki Vale inspirado em Norma Jean Mortensen, uma jovem que, anos depois, se tornaria mundialmente famosa como a atriz Marilyn Monroe.

Fonte: O Guia curioso dos super-heróis. São Paulo: Editora Abril, 2012. (Mundo Estranho).


Nenhum comentário:

Postar um comentário