sábado, 28 de julho de 2012

Quarteto Fantástico (1ª Parte)


Origem

Com o sucesso da Liga da Justiça, a editora Atlas (antigo nome da Marvel) resolveu lançar seu próprio grupo de heróis. Com Stan Lee (roteiro) e Jack Kirby (desenhos) escalados para o projeto, a história se mostrou muito mais do que uma mera cópia de outra equipe. Com personagens menos certinhos e ótimas caracterizações, o Quarteto Fantástico se tornou um marco nos quadrinhos e é considerado o inicio da Marvel Comics.


Inspirada em ficção científica, a trama mostra como a vida de quatro pessoas mudou para sempre depois do fracasso de um voo experimental ao espaço. Afetados pelos misteriosos raios cósmicos, cada tripulante da nave ganhou um poder diferente. Batizados de Quarteto Fantástico, eles fizeram um juramento de que seus poderes seriam usados para ajudar a humanidade.

Em abril de 1961, o russo Iuri Gagarin se tornou o primeiro homem a entrar em órbita. A viagem do Quarteto rolou em novembro do mesmo ano.

Os trajes dos membros do Quarteto se adaptaram aos seus poderes porque são feitos de moléculas instáveis, um tecido criado por Reed.

O Grupo

Senhor Fantástico: Um dos maiores gênios do Universo Marvel, Reed Richards foi o cientista responsável pelo voo experimental que deu origem ao Quarteto.

Afetado pelos raios cósmicos, ele ganhou a habilidade de esticar seu corpo da forma que desejar e se tornou o líder do grupo. A maior parte das histórias da equipe gira em torno de suas pesquisas e descobertas. Mas a dedicação ao seu trabalho como cientista já causou sérios problemas com sua esposa, Sue.

Tocha Humana: Irmão de Sue, Johnny Storm completou a equipe do voo experimental. Após o acidente, o jovem ganhou a habilidade de transformar seu corpo em plasma incandescente. Nessa forma, ele pode voar, absorver energia e disparar rajadas de fogo. Membro mais novo, o Tocha é o piadista do grupo e tem no Coisa sua vítima favorita.

Em 2011, Johnny foi dado como morto e o Homem-Aranha o substituiu na equipe. Alguém duvida que ele volta?

O primeiro Tocha Humana foi criado por Carl Burgos em 1939 e disputa com Namor o título de primeiro super-herói da Marvel.

Coisa: Melhor amigo de Reed, o piloto de testes Ben Grimm assumiu o comando da nave construída pelo cientista para o voo experimental. Dos quatro tripulantes, foi o mais afetado pelos raios cósmicos e se transformou numa criatura de pele rochosa e enorme força. Com muito sofrimento, o herói se adaptou à nova condição, apesar de todos os esforços de Reed para fazê-lo voltar à forma humana.

Mas todos os tratamentos tiveram efeito penas temporário em Ben.

Assim como um de seus criadores, o lendário Jack Kirby (conhecido pelos fãs como “O Rei”), o Coisa também é judeu.

Mulher Invisível: Sue Storm era noiva de Reed quando fez parte da equipe do voo experimental. Depois do acidente no espaço, ela ganhou a habilidade de se tornar invisível e de projetar campos de força.

Tratada nas primeiras histórias como uma mocinha em perigo, com o tempo se mostrou o membro mais poderoso da equipe. Entre uma aventura e outra, Sue e Reed se casaram e tiveram dois filhos, Franklin e Valéria, uma menina tão brilhante quanto o pai.


Enquanto era solteira, a Mulher Invisível chegou a viver um triângulo amoroso com Reed e Namor, o Príncipe Submarino.

Fonte: O Guia curioso dos super-heróis. São Paulo: Editora Abril, 2012. (Mundo Estranho).


Nenhum comentário:

Postar um comentário