segunda-feira, 2 de julho de 2012

Vingadores


Origem

Criados por Stan Lee (roteiro) e Jack Kirby (arte), os Vingadores reuniam os heróis mais populares da Marvel numa mesma revista e foram a resposta da editora ao grande sucesso que a concorrente DC Comics alcançou com a Liga da Justiça.

Na primeira história do grupo, Loki, o Deus da Trapaça, arma um plano contra Thor, seu irmão adotivo. A ideia era jogar o Deus do Trovão contra o Hulk, mas o Homem de Ferro, o Homem-Formiga e a Vespa acabam se envolvendo na parada. No fim, a armação de Loki é revelada e todos se unem para vencer o vilão. Ao final da aventura, o homem-Formiga dá a ideia de formar um grupo e sua namorada (que depois viria a ser esposa), a Vespa, sugere o nome Vingadores.

Barracos

Os Vingadores são famosos pelas mudanças na equipe e pelos desentendimentos entre seus membros, que muitas vezes resolvem suas diferenças no braço. Na segunda aventura do grupo, o Hulk foi expulso e, no número seguinte, voltou para socar seus ex-parceiros.

A maior dessas rixas foi de 2006 e 2007, quando o Universo Marvel foi estremecido pela Guerra Civil, um evento que dividiu os super-heróis da editora entre pró e contra o governo americano. Na trama, Homem de Ferro e Capitão América assumem a liderança de cada “exército” e causam uma verdadeira guerra de uniformizados.

Mansão dos Vingadores

Localizada na Quinta Avenida de Nova York, foi doada pelo milionário Tony Stark (alter ego do Homem de Ferro) à equipe. Mistura de base de operações e hotel, oferece quartos confortáveis, centro de treinamento, laboratórios de última geração e uma baita piscina. No comando das funções domésticas está o mordomo Edwin Javis, um fiel empregado de Stark. A mansão já foi detonada algumas vezes e os heróis tiveram outras bases. Mas a velha sede foi reconstruída e voltou a aparecer recentemente.

Animações

A superequipe já teve três séries animadas produzidas para a televisão, em 1999, 2009 e 2010. Vingadores – Os Super-Heróis mais Poderosos da Terra é a mais recente. Sucesso entre o público jovem e os fãs mais antigos do grupo, a segunda temporada tem previsão de estréia no Brasil no primeiro semestre de 2012 pelo canal Disney XD.

Games

Gamers veteranos se lembram de Captain America and the Avengers, para árcades, lançado pela Data East em 1991 e adaptado para outras plataformas. Era preciso vencer vários capangas pra chegar aos vilões que eram os chefes de fase. Dava pra escolher entre o Capitão América, o Homem de Ferro, o Visão ou o Gavião Arqueiro.

Filme

É o ponto alto do projeto cinematográfico da Marvel, que, desde o primeiro Homem de Ferro, tem ligado seus longas-metragens uns aos outros (um formato semelhante ao usado nas histórias em quadrinhos.

A superprodução reunirá todos os astros de seus filmes anteriores, com exceção de Edward Norton, que não volta para o papel de Bruce Banner, o alter ego do Hulk. Na direção está o versátil Joss Whedon, que tem trabalhos nos quadrinhos (X-Men), séries de TV (Buffy, a Caça-Vampiros) e cinema (Serenity).

Action-Figures

A Hasbro tem sido a parceira da Marvel na produção das action-figures (ou figuras de ação) de seus filmes. E o lançamento mais recente é a coleção Avengers, inspirada nos atores do filme. Como é comum, para atrair os fãs, alguns bonecos apresentam uniformes e acessórios que não têm nenhuma relação com o filme.

Curiosidade

Nick Fury, vivido por Samuel L. Jackson na telona, tem duas versões nos gibis. Mas só é negro (e bem parecido com o ator) no Universo Ultimate, que começou em 2000.

Fonte: O Guia curioso dos super-heróis. São Paulo: Editora Abril, 2012. (Mundo Estranho).


Nenhum comentário:

Postar um comentário