domingo, 8 de julho de 2012

Homem de Ferro (1ª Parte)


Origem

Em 1963, a Guerra do Vietnã era o assunto da vez, o que levou Stan Lee a pensar num herói envolvido com a Guerra Fria. Mais uma vez, o editor desenvolveu a ideia básica e passou o roteiro para Larry Lieber. Jack Kirby criou o visual da armadura e Don Heck desenhou a aventura.

A história começa no Vietnã, onde o empresário Tony Stark apresenta seus inventos a um grupo de militares americanos. Mas ele é capturado pelas tropas inimigas depois de ser gravemente ferido numa explosão. Stark, então, precisa construir armas para os vietnamitas, ou não receberá cuidados médicos. Mas, com a ajuda de outro cientista aprisionado, cria uma armadura para fugir do cativeiro e manter seus sinais vitais estáveis. De volta aos EUA, ele passa a usar sua armadura para combater o crime.

Para modernizar o personagem, nos anos 2000 a origem da transformação de Tony Stark no Homem de Ferro foi mudada da Guerra do Vietnã para os conflitos no Afeganistão.

Indústrias Stark


Fundadas por Isaac Stark, as indústrias Stark iniciaram seus negócios de forma tímida, mas cresceram sob a administração de seu filho Howard e de seu neto Tony, até se transformarem numa das maiores empresas de tecnologia do mundo.

Sob a direção de Tony, passou por problemas de espionagem industrial e processos de falência, mas sempre se reergueu. Fornecedora de tecnologia para os Vingadores e para a agência de contraespionagem  Shield, no passado também criou armas para o governo americano, que sempre mostrou interesse nos artefatos do Homem de Ferro. Mas Tony se recusa a negociar essa tecnologia.

Poderes

Tony Stark é um dos maiores gênios científicos do universo Marvel e a armadura do Homem de Ferro é sua maior invenção. Respondendo aos comandos mentais do usuário, ela fornece superforça, reflexos ampliados, resistência a impactos, visão em todos os espectros, acesso a outros computadores e capacidade de voo.

Quanto às armas, a marca registrada do herói são os raios repulsores, dispositivos que repelem qualquer coisa que estiver à sua frente. No início, os repulsores eram uma arma magnética, mas evoluíram para feixes de partículas.


Como bom cientista, Tony Stark sempre busca melhorar sua armadura, que já passou por dezenas de versões. Em 2005, o herói foi contaminado pelo tecnovírus Extremis, que fundiu seu corpo ao traje metálico. Atualmente, acredite, a armadura repousa dentro do corpo de Stark e é preciso apenas um comando mental para que ela se manifeste.

Em sua coleção de armaduras (são metais de 50 modelos até hoje), Stark criou versões para situações bem específicas, como a Hulkbuster, feita para enfrentar o Hulk.

Fonte: O Guia curioso dos super-heróis. São Paulo: Editora Abril, 2012. (Mundo Estranho).


Nenhum comentário:

Postar um comentário