segunda-feira, 16 de julho de 2012

Liga da Justiça


Origem

Criada por Gardner Fox (roteiro), Mike Sekowsky e Murphy Anderson (arte), a Liga da Justiça já teve sua origem recontada diversas vezes. Mas, em sua primeira aparição, Lanterna Verde, Flash, Aquaman, Caçador de Marte e Mulher-Maravilha se uniram para enfrentar uma ameaça do espaço. Superman e Batman também faziam parte da equipe, mas os membros menos populares eram os que recebiam maior destaque nas histórias.

A Liga já passou por dezenas de formações, mas sempre se manteve como a equipe mais importante da DC Comics. Com a recente reformulação da editora, no final de 2011, a origem está sendo recontada novamente. Nessa nova fase, o Caçador de Marte deixou de ser um dos fundadores e deu lugar a Victor Stone, o Ciborgue dos Novos Titãs.

Remake

A Liga da Justiça é, na verdade, uma reformulação da Sociedade da Justiça, a primeira equipe de super-heróis dos gibis, criada em 1940 pelo mesmo Gardner Fox. As histórias do grupo deixaram de ser publicadas em 1951, mas Fox achava que o conceito poderia ser reciclado. Uma das primeiras mudanças foi trocar o aristocrático nome Sociedade por Liga (inspirado nas ligas esportivas) e incluir novos heróis na equipe.

Torre de vigilância

A Liga da Justiça já teve muitas bases, mas nenhuma chamou tanto a atenção quanto a Torre de vigilância. Criada em 1997, a imensa base construída na Lua foi concebida como um posto avançado de defesa do planeta, no caso de uma invasão alienígena. Para facilitar a entrada e saída dos heróis, o lugar contava com um sistema de tubos de teleporte.

Animações

Resultado da longa parceria entre Warner e Hanna-Barbera, Superamigos (de 1973 a 1986) teve 109 episódios e se tronou um dos desenhos animados de super-heróis mais lembrados pelo público. Como toda adaptação do período, a maior parte do que era mostrado na TV não rolava nos gibis, mas isso não atrapalhou o sucesso da produção.

Muitos personagens de Superamigos não existiam nos quadrinhos, como o Chefe Apache, o Samurai, El Dourado e os Super Gêmeos.

Action-Figures

Criada pela Kenner Toys, Super Powers foi uma extensa série de action-figures inspirada na Liga da Justiça, produzida de 1984 a 1986. Licenciada no Brasil pela Estrela, foi febre entre crianças e marmanjos.


Games

Lançado em 2011 pela Sony Enterteinment, DC Universe Online é um MMO, um irado RPG online em que milhares de pessoas podem interagir no mesmo ambiente. Em missão pelas cidades de Gotham e Metrópolis, os jogadores podem se tornar membros da Liga (heróis) ou inimigos do grupo (vilões).

Filmes

Em 1997, foi produzido um episódio-piloto de um seriado da Liga da Justiça, vagamente inspirado nos quadrinhos. O resultado final foi tão ruim que o projeto foi cancelado, e o filme, nunca exibido nos EUA. Mas a tosqueira foi vendida para outros países, incluindo o Brasil, para horror dos fãs.


Fonte: O Guia curioso dos super-heróis. São Paulo: Editora Abril, 2012. (Mundo Estranho).


Nenhum comentário:

Postar um comentário