quinta-feira, 5 de julho de 2012

Thor (1ª Parte)


Origem

Em busca de novos conceitos, Stan Lee imaginou um super-herói inspirado na mitologia nórdica. O autor esboçou uma ideia básica e passou o roteiro para seu irmão Larry Lieber, enquanto Jack Kirby cuidou da arte. Na história de estreia, durante uma viagem de férias pela Noruega, o doutor Donald Blake fica preso numa caverna. Em seu interior, o médico encontra uma câmara secreta, que guarda uma bengala de madeira. Ao batê-la contra o chão, Blake se transforma em Thor, o deus nórdico do trovão, enquanto a bengala vira um martelo capaz de controlar o clima e fazê-lo voar.

Anos depois, Blake descobriu que na verdade sempre foi Thor: para aprender o valor da humildade, o deus do trovão foi transformado por seu pai, Odin, num mortal, sem lembranças de sua vida anterior. Quando aprendeu a lição, Thor foi mentalmente guiado para encontrar a caverna e a bengala.

Diferentemente do que rola nas histórias em quadrinhos, o Thor da mitologia nórdica é ruivo e, em muitas versões, é um verdadeiro beberrão.

Morada dos deuses


Governada por Odin, o senhor dos deuses nórdicos, Asgard fica localizada em outra dimensão e era ligada à Terra pela ponte do arco-íris.


O lugar é habitado por guerreiros e toda espécie de seres fantásticos. Thor sempre se viu dividido entre Midgard (como é chamado nosso planeta) e seu reino natal, mas quando a cidade dourada esteve ameaçada, corria em seu auxílio. Nos últimos anos, Asgard foi destruída e reconstruída por Thor na Terra, flutuando sobre os desertos de Oklahoma.

Poderes


Além da imortalidade, Thor é conhecido por ser o mais forte entre os asgardianos, capaz de erguer sem esforço objetos que pesam toneladas. Seu corpo resiste a fogo, frio extremo e até balas. Com seus sentidos aguçados, pode seguir a trilha de um inimigo por meses sem perder o rastro. E, devido aos seus milênios de idade, se tornou um mestre de todo tipo de combate, desarmado, com espadas, lanças ou martelos.


Martelo: Forjado com o místico metal uru e recoberto de encantos criados por Odin, o martelo Mjolnir pode atravessar uma montanha, mas sempre retorna ao seu dono. Ele também pode invocar chuva, ventos e trovões, abrir portais para outras dimensões e serve como meio de transporte. Thor só precisa arremessá-lo e segurar sua alça de couro para voar grandes distâncias. Uma espécie de feitiço de segurança garante que apenas aquele que for digno possa erguer Mjolnir. Muitos tentaram, mas poucos conseguiram realizar tal façanha.


Outros heróis já empunharam o martelo de Thor, como o Capitão América, Tempestade e até o Superman, num encontro entre heróis da Marvel e da DC.

Fonte: O Guia curioso dos super-heróis. São Paulo: Editora Abril, 2012. (Mundo Estranho).


Nenhum comentário:

Postar um comentário