segunda-feira, 9 de julho de 2012

Homem de Ferro (2ª Parte)


Coadjuvantes

James Rhodes (1979): Quando fugiu de seus captores, em sua primeira história, Stark encontrou o fuzileiro James Rhodes, que o levou de volta aos EUA. Os dois se tornaram grandes amigos e, ao sair das Forças Armadas, Rhodes virou piloto pessoal de Tony.

Durante a crise de alcoolismo do chefe, ele assumiu a identidade do Homem de Ferro. Quando Tony se recobrou, deu a James uma armadura exclusiva. Assim, nasceu o Máquina de Combate, personagem bastante popular nos anos 1990.

Inimigos


Mandarim (1964): o maior inimigo do Homem de Ferro nos quadrinhos é um chinês de identidade desconhecida, que planeja dominar o mundo. Para levar seus planos adiante, o Mandarim conta com um exército pessoal e a força de dez anéis especiais.

Cada um tem um poder diferente, como controle mental, rajadas de fogo, controle dos ventos e até manipulação da matéria. Ao contrário do que muitos imaginam, os anéis não têm origem mística. Eles foram encontrados pelo vilão dentro de uma nave espacial abandonada, na região chinesa conhecida como Vale dos Espíritos. Mestre em artes marciais, o Mandarim é um adversário mortal mesmo sem seus anéis.


Dínamo Vermelho (1963): Se o Homem de Ferro representava os ideais do capitalismo, o Dínamo Vermelho era o seu equivalente socialista. Vários agentes soviéticos em missões de espionagem contra as Indústrias Stark vestiram a sua armadura, o que levava a lutas frequentes contra o Homem de Ferro.

Com o fim da União Soviética, passaram a mostrar o personagem como um herói russo. O vilão interpretado por Mickey Rourke em Home de Ferro 2 possui semelhanças com o primeiro Dínamo, Anton Vanko.


Monge de Ferro (1982): Obadiah Stane era um inescrupuloso concorrente de Stark na indústria de armamentos. O empresário criou muitos problemas para o alter ego do herói no campo pessoal e dos negócios, até conseguir comprar as Indústrias Stark do rival. Tony recuperou a empresa, mas, baseado nas anotações de Stark, Stane criou a armadura do Monge de Ferro para derrotar o Homem de Ferro. O vilão morreu no combate, mas seu filho Ezequiel jurou vingança.

O maior inimigo que Tony já enfrentou foi o alcoolismo. Em certos momentos de crise, o empresário se entregou à bebida e se transformou num farrapo humano.

Games


O Homem de Ferro é presença constante na franquia Marvel vs. Capcom, série de jogos produzidos pela Capcom em que os super-heróis da Marvel lutam contra personagens de diversos games da companhia japonesa, famosa pela franquia Street Figther. Até agora, foram lançados três jogos da série. O mais recente, Marvel VS Capcom 3.

Fonte: O Guia curioso dos super-heróis. São Paulo: Editora Abril, 2012. (Mundo Estranho).


Nenhum comentário:

Postar um comentário