terça-feira, 24 de julho de 2012

Mulher-Maravilha


Origem

Criada pelo psicólogo William Moulton-Marston, a Mulher-Maravilha é uma das primeiras heroínas dos quadrinhos. Ela é uma amazona – um grupo de guerreiras imortais que habitam a ilha de Themyscira. Originalmente, ela teria sido um presente dos deuses gregos para Hipólita, a rainha das amazonas. Eles deram vida a uma estátua de argila esculpida pela rainha e assim nasceu Diana, a mais poderosa de seu povo e a escolhida dos deuses para ensinar o caminho da paz aos homens. Mas, em 2011, tudo mudou: agora Diana é filha de Hipólita com o deus grego Zeus.

Poderes

Além de superforça e agilidade, a Mulher-Maravilha é extremamente rápida e resistente, além de poder se comunicar com animais e voar a grandes velocidades.

Diana possui braceletes capazes de desviar qualquer ataque e também o inquebrável laço da verdade, que força qualquer um que seja preso por ele a falar a verdade.


 Criado em 1942, o bizarro jato invisível nunca teve uma origem convincente – e foram várias! Para alívio dos roteiristas, o avião não aparece há anos.


Amores

Steve Trevor (1941): Par romântico da Mulher-Maravilha durante a maior parte da história da personagem, Steve é um oficial do Exército que servia ao lado de Diana Prince, a identidade secreta da Princesa Amazona.


Ele funcionava como uma versão masculina de Lois Lane, muitas vezes raptado pelos inimigos da heroína como forma de ameaçá-la.

A Mulher-Maravilha já teve um rápido romance com o Batman. Já com o Superman, apesar de já ter rolado um climão, a coisa não passou de um beijo.

Themyscira, a ilha paraíso


A ilha de Themyscira permanece escondida do mundo graças à proteção dos deuses gregos.

A arquitetura e a sociedade locais são similares à da Grécia antiga, mas, ao longo de 3 mil anos, as amazonas também desenvolveram sua própria tecnologia. A fauna do lugar é formada por numerosas criaturas da mitologia, como cavalos alados, quimeras e grifos.

Inimigos

Ares (1987): O deus grego da guerra é um dos maiores inimigos da Mulher-Maravilha. Uma das poucas deidades que mantiveram influência no mundo atual, Ares deseja causar uma grande guerra e se estabelecer como o mais poderoso dos deuses gregos.

Série

Provavelmente, a versão mais marcante da personagem fora dos quadrinhos ainda seja a da série para a TV (1975 a 1979). A primeira temporada foi feita pela ABC, e as duas seguintes pela CBS. A Mulher-Maravilha era interpretada pela atriz Lynda Carter, uma ex-Miss Mundo Estados Unidos.


Fonte: O Guia curioso dos super-heróis. São Paulo: Editora Abril, 2012. (Mundo Estranho).


Nenhum comentário:

Postar um comentário