quarta-feira, 4 de julho de 2012

Capitão América (2ª Parte)


Inimigos

Caveira Vermelha (1940): O cruel Johann Schmidt foi escolhido pelo próprio Adolf Hitler para se tornar o Caveira Vermelha, um agente que virou um símbolo do regime nazista.

Não foi à toa que ele e o Capitão América se tornaram inimigos e, com o retorno do herói em 1966, os roteiristas deram um jeito de trazer o vilão de volta, mas sempre faz um bate-volta no além para atormentar seu odiado rival.

Hugo Weaving encarnou o Caveira Vermelha no mais recente filme do Capitão América.


Hidra (1965): Criada por antigos aliados de Hitler, a Hidra é uma organização internacional que até hoje carrega os antigos sonhos nazistas de conquista e dominação mundial. Atualmente, tem diversas ligações com o crime organizado e grupos terroristas.


Barão Zemo (1964): O sádico Barão Heinrich Zemo foi um dos principais cientistas da Alemanha nazista e desenvolveu várias armas para as forças do Eixo. Num confronto contra o Capitão América, teve seu rosto colado permanentemente a um capuz que usava. O acidente enlouqueceu Heinrich, que passou a buscar vingança contra o herói. O vilão morreu num confronto com o Capitão, mas, anos depois, seu filho Helmut seguiu os passos do pai.

Ossos Cruzados (1989): Líder de gangues na adolescência, Brock Rumlow se tornou um mercenário de fama internacional. Em uma missão, conheceu o Caveira Vermelha e se tornou um seguidor dos ideais nazistas. A partir daí, passou a ser conhecido como Ossos Cruzados.

Matinê

As matinês, ou serials, eram seriados curtos de aventuras que os cinemas exibiam antes dos filmes de sucesso. Em 1944, o Capitão ganhou o dele! Com 15 capítulos, Captain America tinha uma trama sem relação alguma com os gibis: a identidade secreta do herói era o promotor Grant Gardner, que combatia um vilão genérico chamado Escaravelho.

Coadjuvantes


Bucky (1941): Nos anos 40, o Capitão América foi mais um herói que ganhou um parceiro mirim. James Buchanan Barnes, o Bucky, era um órfão que fez dupla com o herói. Por décadas, se pensou que ele morrera no acidente que congelou Steve Rogers. Mas, em 2005, Bucky voltou como o Soldado Invernal, um assassino sem memória controlado por soviéticos. O cara mandou tão bem que, nos últimos anos, assumiu o posto do Capitão por algum tempo.

Filmes


Dirigido por Joe Johnston, Capitão América – O Primeiro Vingador foi lançado em 2011, com a origem do herói e suas primeiras missões na Guerra. Para interpretar o Steve Rogers franzino pré-projeto Renascimento, foram usados efeitos digitais que deram ao musculoso Chris Evans a aparência de um homem de 45 quilos.

Diferentemente dos gibis, Bucky deixou de ser um garoto e se transformou num amigo que é quase um irmão mais velho de Steve.

Em 1979, o Capitão América ganhou dois péssimos filmes para a televisão. Outra experiência frustrada foi o longa-metragem de 1990, uma pérola do cinema trash.

Games


Lançado pela Sega para diversas plataformas, Captain America – Super Soldier é um jogo em terceira pessoa, baseado no filme de 2011. Na trama, o herói deve completar uma série de missões na Europa contra o Caveira Vermelha e a Hidra. O game contou com as vozes de parte do elenco do longa-metragem, como Chris Evans, Hayley Atwell (Peggy Carter) e Sebastian Stan (Bucky).

Animações

O herói estreou na telinha em 1966, numa animação bem tosca. Já em 2009, na série Esquadrão de Heróis, uma sátira infanto-juvenil ao Universo Marvel, o Capitão América pensa que Roosevelt ainda é o presidente dos Estados Unidos e se assusta com invenções simples, como o karaokê.

Fonte: O Guia curioso dos super-heróis. São Paulo: Editora Abril, 2012. (Mundo Estranho).


Nenhum comentário:

Postar um comentário