quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Masturbação


A masturbação consiste em acariciar os próprios órgãos genitais ou os de alguém com a intenção de dar ou receber prazer sexual.

Os adolescentes experimentam o despertar da sexualidade de maneira diferente. Os garotos percebem de forma mais clara com poluções noturnas e tensão do órgão genital. Eles geralmente ficam na cama curtindo suas fantasias. Os meninos se masturbam movimentando sua mão para cima e para baixo em volta do pênis de maneira rítmica.

As meninas têm as mesmas sensações, mas de maneira menos localizada. Elas se emocionam facilmente, choram e riem com uma facilidade incrível e se torturam com sonhos intermináveis. Elas gastam muito tempo no banheiro alimentando suas fantasias amorosas, tomando banho, acariciando seus cabelos ou procurando aquele ponto de prazer. As garotas se masturbam acariciando, com os dedos, a área do clitóris, introduzindo um dedo na vagina.

Você sabia que...?

A masturbação é inofensiva, mas, como qualquer outra coisa, há o momento certo para isso. Ela não deve substituir as relações pessoais.

Masturbar-se não significa que você está traindo a pessoa que ama. É algo que o ajuda a conhecer melhor sua sexualidade para que, assim, você possa compartilhar com seu parceiro.
Algumas das coisas que você viu no cinema sobre a masturbação são exageradas com efeitos especiais. A natureza é mais sábia. Não é fácil romper o hímen durante a masturbação, a menos que o dedo ou qualquer objeto perigoso seja inserido de maneira brusca.
A masturbação é uma maneira natural de experimentar e conhecer o próprio corpo e como ele trabalha, o que surge como uma necessidade natural do organismo. Traz uma série de consequências benéficas para aquele que se masturba, tal como oxigenação sanguínea, relaxamento do sistema nervoso, hiperventilação dos pulmões, limpeza dos poros da pele por meio do suor, alívio de tensões, etc.
Isso não significa que tem de ser praticada, já que se masturbar ou não deve ser uma escolha livre de todas as pessoas. O que devemos saber é que todos esses mitos que você algumas vezes ouviu, tais como doenças, meningite, impotência, queda de cabelo, acne, frigidez, quer dizer, todas aquelas consequências da masturbação, são somente mitos.

Fonte: Lidia R. & Patricia A. Sánchez Mata. Aprendendo a viver: Sexualidade. São Paulo: Ciranda Cultural, 2008.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Por que ele fica ereto?


Quando a puberdade chega, os garotos são surpreendidos com as ereções do pênis, que acontecem como se ele estivesse vivo.

Isso o faz se sentir envergonhado às vezes e em dificuldades. Acontece quando você tem alguns pensamentos sexuais, um movimento ou vibração que o estimule de maneira involuntária ou quando você vê uma pessoa que o atraia.

A melhor maneira de controlar é não ficar nervoso e procurar algo que o ajude a se concentrar em outra coisa.

Quando você acorda de manhã, é comum seu pênis estar ereto. O motivo é o relaxamento obtido durante o sono e não está relacionado com o tipo de sonhos que você teve. Os movimentos e as ereções do pênis são controlados conforme você fica mais velho. Não se preocupe, pois essa é outra manifestação do fato de que seu corpo está mudando.

Polução noturna

As poluções noturnas são pequenas ejaculações de sêmen que acontecem quando você está dormindo e não estão relacionadas com os sonhos que você tem. Elas acontecem por causa dos ajustes que seu corpo está realizando com relação às mudanças na puberdade. Se elas o incomodam, tente ter uma toalha ou lenço à mão para não molhar os lençóis.

É muito pequeno!

Somos muito diferentes uns dos outros. Por essa razão, o tamanho do pênis também é diferente, e não tem de ser proporcional ao corpo.

O aumento no comprimento de um pênis ereto é entre cinco e sete centímetros. Essa questão preocupa muitos garotos, já que o tamanho é confundido erroneamente com a habilidade de sentir e dar prazer, quando não há nenhuma relação nisso.

O prazer está relacionado com a manifestação de sentimentos e com a experiência, questões que são aperfeiçoadas com a prática, como quase tudo na vida.

Fonte: Lidia R. & Patricia A. Sánchez Mata. Aprendendo a viver: Sexualidade. São Paulo: Ciranda Cultural, 2008.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Absorventes externos e internos


Existem muitos produtos para absorver o fluxo menstrual. Alguns são internos e outros externos. Os mais comuns são os externos.

Para escolher o absorvente correto, você deve saber que muitas marcas usam substâncias nocivas durante a fabricação, tal como o raiom, que é uma substância bem absorvente.

A dioxina que era usada como branqueador foi substituída em muitos países, por um processo de branqueamento por oxigenação, já que sua toxicidade é perigosa ao sistema reprodutivo das mulheres. O amianto também é outra substância tóxica e aumenta o sangramento.

Se você se informar bem, verá que os absorventes internos podem ser muito perigosos, por isso você deve ler a embalagem cuidadosamente para saber de quais materiais são feitos.

Ao removê-lo, algumas fibras podem ficar dentro da vagina, podendo causar SCT, ou a síndrome do choque tóxico, por isso é preferível usar absorventes externos aos internos. Você deve procurar por produtos não prejudiciais, lendo seus rótulos.

Sua saúde é responsabilidade sua:

Use produtos que são feitos de algodão sem processos de branqueamento e sem perfumes.

Alterne o uso de absorventes comuns e internos, assim você evitará a síndrome do choque tóxico.

Troque o absorvente interno ou comum a cada três ou quatro horas.

Antes de colocá-lo, lave as mãos.

Se tiver dificuldades ao introduzir o absorvente interno, relaxe e passe um pouco de vaselina nele.

Nos dias de menstruação, além de tomar banho, lave-se com água morna e não use agentes químicos, tal como desodorantes vaginais. Não se esqueça que a vagina possui substâncias naturais para sua limpeza, e o uso de agentes químico alterará tais substâncias.

Fonte: Lidia R. & Patricia A. Sánchez Mata. Aprendendo a viver: Sexualidade. São Paulo: Ciranda Cultural, 2008.


domingo, 26 de agosto de 2012

A menstruação


As regras, o catamênio ou a menstruação é a perda de sangue que acontece ciclicamente devido ao descolamento da membrana mucosa que cobre as paredes internas do útero. O sangue menstrual não tem cheiro, o que só aparece quando há contato com o ar.

Na maioria das mulheres saudáveis, um óvulo se desenvolve alternadamente em um de seus ovários a cada mês. Esse óvulo se deslocará pelas tubas uterinas até o útero. Se não tiver encontrado nenhum espermatozóide que o fertilize, o óvulo chega no útero, que está preparado com paredes grossas de vasos sanguíneos, pronto para formar um ninho no qual o óvulo fertilizado se abrigaria.

Se o óvulo chega sem ser fertilizado, os hormônios agem novamente, dessa vez para expelir o fluxo composto pelo fluido formado pela membrana mucosa e o sangue, através da vagina.

A duração do ciclo menstrual varia. Geralmente dura cerca de 28 dias e o sangramento varia de três a cinco dias; em alguns casos pode chegar a sete dias. Durante os primeiros anos de menstruação, ela pode adiantar ou atrasar até que seja regularizada após uns dois anos.
A primeira menstruação é vivida com expectativa pelas meninas e suas famílias. É a evidência de que você já é uma mulher sexualmente adulta e, portanto, pode ficar grávida. Esse processo que vai da menarca (primeira menstruação) à menopausa (quando a menstruação começa a desaparecer) dura entre trinta e quarenta anos.

Você deve ir ao ginecologista quando tiver a primeira menstruação para solucionar todas as suas dúvidas e perguntas que precisam de esclarecimento. Não espere até ter suas primeiras relações sexuais para ir ao médico de que você goste pela sensibilidade e gentileza, de forma a estabelecer um relacionamento profissional com empatia. Ele será a pessoa que a orientará e aconselhará com relação à sua vida sexual. Não se esqueça que as suas decisões são de sua própria responsabilidade.
Vá ao ginecologista quando houver atraso ou alteração na regularidade de sua menstruação, ou quando o fluxo apresentar cor ou cheiro diferente do usual. Você deve sempre ter uma base alimentar composta de vegetais, feijão e peixe, que contribuirão com nutrientes perdidos durante o fluxo menstrual.

Fonte: Lidia R. & Patricia A. Sánchez Mata. Aprendendo a viver: Sexualidade. São Paulo: Ciranda Cultural, 2008.

sábado, 25 de agosto de 2012

Tensão pré-menstrual


A maioria das garotas, embora seja bem informada sobre o processo da menstruação, passa por ele com uma certa preocupação. A coisa mais comum é que as mães orientem e acalmem as filhas com relação às mudanças psicológicas e fisiológicas causadas pela menstruação.

No primeiro dia de menstruação, as garotas passam por certo desconforto, um pouco de tensão na área inferior da barriga, fadiga e sonolência, sensibilidade nos seios devido a um acúmulo de líquidos, lentidão e um pouco de inchaço no corpo. Isso pode causar irritabilidade e nervosismo, que você pode combater dormindo um pouco mais que o normal, comendo de forma balanceada e conversando com as mães, irmãs ou amigas sem ter vergonha do que está acontecendo com você.

Em outros casos, as garotas passam pela menstruação com um certo medo de ter cólicas, dores na região lombar e na cabeça.

Mesmo que você sinta alguma dor, nada de mal lhe acontecerá, já que essas são mudanças hormonais que geram contrações leves do útero para expelir o fluxo menstrual. Se a dor for intensa, existem remédios no mercado, mas não é aconselhável que seu corpo se acostume com os medicamentos, pois eles podem perder o efeito.

Se aprender a ouvir o seu corpo cerca de catorze dias antes da ovulação, você poderá detectar quando seu ovário estiver ovulando e se é o ovário direito ou esquerdo que está operando. Você verá um pequeno aumento do fluxo vaginal e um pouco de tensão na área do ovário em ovulação.

As meninas geralmente se aproveitam dos desconfortos causados pela tensão pré-menstrual para obter supostos benefícios de sua família, tais como ficar na cama, não ir à escola, evitar responsabilidades, etc. Não se acostume a essas pequenas chantagens. A menstruação não é uma doença, e sim um processo natural que a acompanhará por muitos anos e, assim que se tornar estabilizado, o desconforto desaparecerá.

Cuidado pré-menstrual:

Você pode diminuir a dor:

Com exercícios de relaxamento em um local quieto e ventilado.

Colocando uma bolsa térmica quente na barriga.

Tomando um banho quente e aromatizado.

Bebendo chá de verbena de limão ou camomila.

Evitando bebidas energéticas e com gás, refrigerantes, refrescos, café, etc.

Fonte: Lidia R. & Patricia A. Sánchez Mata. Aprendendo a viver: Sexualidade. São Paulo: Ciranda Cultural, 2008.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Emotividade


Seu corpo muda junto com sua maneira de sentir, de perceber o mundo e tudo o que é novo e que possa ser descoberto. Agora, você deve aprender a se familiarizar com todas essas novas sensações que algumas vezes o fazem sentir-se estranho consigo mesmo. Pouco a pouco e com paciência, você estará acostumado com seu corpo adulto, a conhecê-lo e amá-lo.

Durante a adolescência, as emoções e os sentimentos brotam, oscilam de um estado de euforia para o de melancolia facilmente e, o que é pior, os adultos parecem perceber isso só para recriminar, para dar ordens e para controlar.

Afeição e emoções
Nesse momento da vida, os amigos têm um papel muito importante, já que são cúmplices e conselheiros. Preferimos o controle vindo deles do que o de nossos pais.
Conversamos com os amigos quando os problemas aparecem e é a opinião deles que aceitamos, não a dos adultos, que não entendem o que está acontecendo conosco. Os garotos e as garotas se aproximam e se distanciam com um desejo de conhecer o sexo oposto, mas sem ter coragem, o que causa angústia. Na adolescência, recusar a autoridade dos pais é muito comum. Essa rebeldia é uma busca pela identidade própria.

As emoções aparecem de maneira clara, ou você chora por todos os cantos, ou protesta e grita, ou arremessa a primeira coisa que lhe aparece na frente. Você deve evitar essa última conduta, já que ela gera mais punições e falta de entendimento dos pais, que não sabem o que fazer em relação a essas manifestações e se comportam de maneira mais autoritária.

A proteção contra essa falta de entendimento é a imaginação criativa, por meio da qual cada um inventa sua própria realidade. Nesse sentido, novos passatempos surgem, como tocar em uma banda de heavy metal, escrever ou ler poesia, entrar para um time de futebol ou escrever um diário ou blog.
Cada atividade requer uma turma de amigos com os mesmos gostos e interesses, o que formará um grupo de pessoas iguais, os companheiros, os parceiros.

Fonte: Lidia R. & Patricia A. Sánchez Mata. Aprendendo a viver: Sexualidade. São Paulo: Ciranda Cultural, 2008.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Puberdade e adolescência


Introdução


Quando a puberdade chega, os adultos parecem não se interessar ou perceber o que está acontecendo.

Essa suposta cegueira dos adultos deixa os adolescentes irritados, agressivos, melancólicos ou envergonhados, de acordo com a sua personalidade.

 
Muitos pais têm medo das mudanças pelas quais os adolescentes passam e isso geralmente os faz perder o senso comum, que pode ser resumido em: amor para ensinar com paciência e perseverança sem desânimo, amor para aceitar as particularidades de seus filhos com respeito e tolerância e amor para estar pronto a conversar em qualquer momento e em qualquer situação.

Acreditamos que o problema está no fato de que não há uma ligação entre o que é estritamente sexual e sua relação com os sentimentos e as emoções. Nossos adolescentes sabem de tudo sobre a constituição de seu corpo e suas funções, mas não aprendem o motivo dessas mudanças, das oscilações repentinas de humor e os péssimos modos, o motivo de todas essas reações que os adultos consideram desproporcionais.

É importante nos conhecermos melhor, para que possamos agir com a liberdade e a responsabilidade de viver sem medo.

Puberdade e adolescência

O ser humano possui uma glândula no cérebro chamada hipófise, que age como um relógio biológico. Isso significa que, quando começa a funcionar, os hormônios que ela produz acordam o corpo e a puberdade se inicia. O centro de operações fica localizado no hipotálamo, a região do cérebro que estimula a produção de um hormônio que ativa a hipófise.

Hipófise é a glândula localizada na base do cérebro, na cavidade óssea chamada de sela túrcica do osso esfenoidal, que está conectada ao hipotálamo. A hipófise possui dois lobos com atividades independentes, que secretam diferentes hormônios e regulam a maioria dos processos biológicos. É também conhecida como glândula pituitária.

A puberdade é o primeiro estágio de uma longa fase chamada adolescência. O amadurecimento dos órgãos sexuais começa e é considerado um estágio biológico. A adolescência é a consequencia da puberdade; em um curto período de tempo, o corpo passa por uma série de transformações físicas muito rápidas que influenciam na afetividade, nas emoções e no comportamento social.

Durante a puberdade, as crianças que estão prestes a entrar nesse estágio descobrem o sexo e por que as pessoas o praticam. Durante a adolescência, mais passos são dados em direção à descoberta de novas coisas e os adolescentes experimentam fantasias, sensações de prazer e investigam seu próprio corpo e o de outros jovens.

Na nossa sociedade, a adolescência é considerada como uma transição da infância à fase adulta, mas sua importância está no fato de que é a fase da vida quando se faz necessário relacionar a formação da personalidade dos adolescentes com as mudanças físicas.

O termo adolescência não é comum a todas as culturas, já que, para outros povos, a criança se torna adulta por meio de rituais de iniciação.

Fonte: Lidia R. & Patricia A. Sánchez Mata. Aprendendo a viver: Sexualidade. São Paulo: Ciranda Cultural, 2008.